, , , ,

A Coragem em Realizar Seus Sonhos!

O Amigo de um amigo MEU estava ministrando aulas de Educação Física em 1995, como professor em uma escola municipal, para crianças de 7 a 16 anos em uma cidade do interior de SP.

Certo dia, ele estava em uma de suas últimas aulas do dia quando perguntou para um jovem de 14 anos o que ele sonhava. Aquele jovem então questionou o professor sobre o que era sonhar? Porque aquela pergunta?

O professor insistiu se tinha algo que ele gostaria de comprar. Algum lugar que gostaria de conhecer? Algo que desejaria fazer? O que queria ganhar de presente? E como o garoto não sabia o que era sonhar?

O Garoto pensou e respondeu: -Sôr… meu sonho é conhecer um restaurante! Desses que nós vemos nas novelas, que as pessoas podem comer a vontade!

O professor, meio surpreso, disse ao garoto que gostaria de conhecer seus pais e pedir autorização para levá-lo ao restaurante e realizar seu sonho. Começava ali uma das maiores lições da vida daquele professor!

Ele foi com o garoto até sua casa, encontrando uma difícil realidade. A família do garoto passava necessidades e tinha, como única refeição do dia, a merenda de sua escola.

Após uma conversa com a mãe do garoto, descobriu que o pai abandonou aquela família. A realidade ficava cada vez mais e mais triste. Descobriu ainda que armazenavam água da chuva em potes de manteiga vazios na geladeira que, ao se transformar em pedras de gelo, serviam de jantar.

Dois dias após, o professor e seus dois estagiários passaram na casa do garoto e o levaram para um restaurante. O garoto ficou maravilhado. Disse que foi um dos dias mais felizes de sua vida. Comeu tanto que nem dormiu direito de tanta felicidade.

Aquela ação gerou um sentimento de realização também no professor. Tão fácil, e ainda trazia tamanha sensação!

Nas duas semanas seguintes, aquele professor realizou outros sonhos, todos com crianças. Um destaque para uma garotinha que tinha como sonho deliciar-se pela primeira vez com uma lasanha. Outro para um garoto que jamais teve um par de tênis novos só para si.

O professor logo concluiu que era preciso entender quais eram seus sonhos e por onde começá-los, usando um dos maiores atalhos para a realização de sonhos: A CORAGEM.

A palavra CORAGEM vem do latim Coraticum, derivado de Cor ou Coração, possui em sua estrutura elementos como suas emoções, sua mente, suas ações e principalmente sua essência.

Muito se fala que é preciso ter sonhos para depois encontrar a coragem de correr atrás deles e encontrar uma força ainda maior, a chamada atitude para pagar o preço desse sonho ou desses sonhos.

Cesar Souza diz assim como o título de seu livro “Você é do tamanho de seus sonhos”;

Se você sonhar alto, a possibilidade de um resultado alto é bem maior do que quando você sonhar baixo, pois os esforços serão proporcionais ao tamanho do seu sonho.

Algumas pessoas passam a vida toda sonhando e, quando entendem o preço a ser pago, as ações práticas e mudanças de comportamentos necessárias para realizar esses sonhos, ou mudam seus sonhos ou ainda desistem deles.

Outros entendem que o tamanho de seus sonhos é definitivamente maior do que as ações para realizá-lo.

E você?

Para ajudar esse professor a encontrar suas respostas, um Coach montou o seguinte roteiro:

 

01) Qual o tamanho de sua CORAGEM neste momento?

02) O quanto é importante ter sonhos?

03) O que você ganha com isso?

04) O que você perde com isso?

05) Quais são seus sonhos na vida pessoal?

06) Quais são seus sonhos na vida profissional?

07) Como seria se já os tivesse realizado? O que você teria que não tem hoje? Como estariam suas Emoções, Sentimentos, Ações e sua Essência?

08) Após responder as questões acima, quais sonhos você irá correr atrás a partir de hoje?

09) Quais ações e comportamentos você deve começar a fazer a partir de agora?

10) O que você deve parar de fazer? Começar a fazer? Fazer mais? E continuar fazendo?

11) O que pode lhe atrapalhar? O que irá fazer para isso não lhe atrapalhe?

12 ) Como você poderá medir seu progresso durante a jornada, e que enfim realizou seus sonhos? Utilize métricas e indicadores para corrigir ou confirmar a rota.

Roberto Bolanhos , conhecido mundialmente pelo seu personagem”Chaves”,  alcançou sucesso somente após os 42 anos de idade. Ele afirma que uma pessoa com 80 anos de vida, que ainda sonha, é e será eternamente mais jovem do que uma de 15, que não possui a CORAGEM de sonhar.

Como está agora sua CORAGEM de sonhar AGORA?

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *