, , , ,

O Norte da sua Felicidade está nos seus valores

O NORTE DA SUA FELICIDADE ESTÁ NOS SEUS VALORES

O músico ensaia todos os dias em busca do arranjo perfeito para sua música. O engenheiro busca como implementar a melhor engenharia em seus processos. O médico, para curar as pessoas, busca a melhor medicina através de seus incontáveis congressos e plantões.

Todos os dias, pessoas, como as que citei acima, buscam algo em comum, mas com significados bem diferentes entre si: O SUCESSO!

Algumas pessoas terceirizam seu Sucesso para bens materiais, como ter uma casa, um carro importado, como ter um cargo alto na empresa, ou ainda fazer uma viagem ao exterior. E quando atingem sua conquista, percebem que falta algo.

Quando uma pessoa se imagina atingindo o SUCESSO, independente da forma, cargo ou carreira, ela associa imediatamente ao sentimento de Felicidade. E você, gostaria de ter Sucesso sentindo-se Feliz?

Para ajudá-lo a potencializar seus esforços, atitudes e comportamentos nessa busca, pretendo levá-lo com este artigo à reflexão sobre a importância de viver plenamente seus valores.

“Procure ser um homem de valor, em vez de ser um homem de sucesso”.

Albert Einstein

Antes de continuarmos, responda:

O que você faz para ser um homem ou mulher de valor para as pessoas?

Quem você é como ser humano no seu íntimo mais profundo?

Do que você não abre mão de jeito nenhum?

O que você mais ama em sua vida?

Porque acredita que isso é fundamental para você?

O que ganha tendo isso em sua vida?

Como isso está relacionado com sua carreira hoje?

Através dessas perguntas, é possível iniciar uma pequena provocação sobre o longo caminho de uma das buscas mais profundas em nossas vidas. Qual é sua essência, seu norte, qual é o verdadeiro tipo de ser humano que está no seu íntimo mais profundo e como ele está atuando em seu dia a dia?

De acordo com Bill George em seu livro “Autencidade”, saber sobre seus valores e conhecer sua essência é possuir uma bússola apontada para o propósito de sua vida.

As pessoas se aproximam de pessoas autênticas e verdadeiras, que as motive e principalmente as inspire. Ao permitir que o ambiente sob pressão e recompensas materiais norteiem suas ações em forma de comportamentos, você estará entrando em uma terra desconhecida, sem mapa. Você até poderá ter conquistas momentâneas, mas certamente perderá seu caminho de volta.

Não permita que o ambiente defina seus valores e caráter, permita que seu caráter e seus valores definam suas escolhas e transformem os ambientes.

Não viver a sua essência é como um atleta olímpico que tem condições de ganhar uma medalha, mas é impedido de competir pelo seu país.

Corrija seu rumo, se for preciso. Faça uma autoanálise, se está ou não sendo autêntico consigo mesmo todos os dias. Você certamente enfrentará muitas adversidades e dias ruins ao longo de sua jornada e, quanto mais fiel a seus valores você for, encontrará dentro de si sabedoria não só como fazer, mas também o que fazer para enfrentar cada uma.

Olhe-se no espelho todos os dias, e observe se a pessoa refletida ali é real ou uma cópia pirata.

         Em sua equipe ou em seu convívio pessoal, você prefere uma pessoa que compartilhe dos mesmos valores que você, que tenha visão de futuro e saiba onde quer chegar, ou um desconhecido que você só saiba o nome e função?

Pense em algum momento de sua vida que você se sentiu completamente realizado e intensamente vivo. Decida viver isso novamente!

Certa vez, 5 amigos estavam a beira de uma piscina apostando quem seria o mais rápido e quem seria o mais lento na travessia. Enquanto discutiam, um dos garotos decidiu ser o primeiro. Pense na pergunta: quantos ficaram a beira da Piscina?

A resposta é simples, os 5 ficaram, pois ele apenas decidiu! Não pulou!

 

E você? Está apenas decidindo?

Pense naquele momento especial que você teve a certeza: esse é meu verdadeiro Eu. Descreva como foi. O que ganhou com isso?

Viver seus valores poderá trazer esse sentimento à sua realidade!

Mais do que isso, ajude pessoas a encontrar e viver seus verdadeiros valores!

Agregue Valores

Vigie os seus pensamentos, pois eles se tornarão suas palavras;
Vigie as suas palavras, pois elas se tornarão seus atos;
Vigie os seus atos, pois eles se tornarão seus hábitos;
Vigie os seus hábitos, pois eles se tornarão seu caráter;
Vigie o seu caráter, pois ele se tornará o seu destino.

(Poeta anônimo português)

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *