, , , , , , , , ,

Não deixe para segunda-feira o que você pode iniciar hoje!

Não deixe para segunda-feira o que você pode iniciar hoje!

O editor de um grande jornal mandou um de seus repórteres cobrir um jogo de futebol que aconteceria na cidade naquela noite e era de grande importância, pois tratava-se do líder do campeonato disputando contra o segundo colocado.

Na manhã seguinte o editor imediatamente perguntou o que aconteceu no jogo, onde estavam as imagens, os ‘takes’ e chamadas com os melhores momentos.

O repórter respondeu de forma direta:

– Nada! Não temos material algum! Não teve jogo!

O estádio caiu, teve um baita tumulto, muitos feridos, ambulância para todos os lados, cenário de guerra como jamais vi!

– E você não cobriu a tragédia? – perguntou o editor.

– Não era para cobrir o jogo? – respondeu o repórter.

Esse exemplo acima é apenas um em muitos que revela o quanto as pessoas, todos os dias, em variadas situações não colocam um dos mais importantes ingredientes do sucesso em prática:

“Iniciativa”

Em sua essência podemos encontrar algumas definições como: a capacidade de agir por si mesmo, sem necessidade de ordens superiores ou ação de quem é o primeiro a propor ou a empreender algo.

Abaixo, observe algumas lições sobre Iniciativa e após a leitura coloque seus planos em ação, tome vergonha e principalmente não espere a próxima segunda-feira, comece hoje sua nova história vivenciando uma nova jornada!

A importância do primeiro passo

Uma das características das pessoas que possuem iniciativa é sua capacidade de dar o primeiro passo e entrar em novos projetos experimentando novos ares. Só que, antes de tudo, isso exige uma ação extremamente importante chamada primeiro passo e, sem ele, é impossível começar algo uma vez que só depende de você.

Uma das ferramentas que gosto muito são as perguntas e os processos de Coaching, pois sempre conduzem para uma ação fazendo as pessoas pensarem e não para discutirem a relação em discussões sem fim. Uma das perguntas mais simples e poderosas no Coaching é “o que você pode fazer de diferente hoje para colocar suas metas em prática que ainda não tenha feito?”.

Qual será o primeiro passo?

Muitos se esquivam do primeiro passo por ter um forte sentimento de insegurança cultivado dentro de si e com isso perdem grandes oportunidades.

Ajudá-los a enxergar e a refletir sobre a importância do primeiro passo pode ajudá-los muito no processo de desenvolvimento.

Oportunidade é perecível

Enquanto muitas pessoas lamentam pelos diversos “Se” (s) de suas vidas outros aproveitam das oportunidades que surgem no tempo, estando a pessoa certa com a preparação certa no lugar certo, portanto reflita:

Olhando para sua vida pessoal e profissional analise e responda os tópicos a seguir considerando as diferentes áreas de sua vida:

  • Uma decisão que precisa tomar;
  • Um problema que precisa resolver;
  • Um livro que começará a ler para se desenvolver;
  • Uma possibilidade que deveria examinar;
  • Um sonho que pode realizar;
  • Uma comida que deveria experimentar;
  • Um lugar que pode conhecer;
  • Alguém que poderia dar mais atenção;
  • Alguém que deveria procurar e pedir perdão;
  • Alguém que deveria procurar e agradecer.
  • Caso pense e não faça nada, serás como uma pessoa que compra a passagem e fica na plataforma vendo o trem partir.
  • É o que você vai fazer a partir de amanhã?

Muitos preferem iniciar seus planos de ação as segundas, já que tradicionalmente é o primeiro dia da semana. Para que esperar até lá se nós somos mais importantes do que qualquer segunda-feira.

Não comece nem amanhã o que você pode…

Viver, hoje!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *