, ,

O Foco faz Cada Resultado Valer a Pena

O Foco faz Cada Resultado Valer a Pena

Ao assumir uma área, um líder fez algo inusitado, chamando para uma reunião seus 30 liderados. Até aí, nada anormal, até que ao iniciar a reunião, pediu para que todos fossem para a janela que dava para uma escola primária e anotassem por 25 minutos quais eram as imagens obtidas a partir daquela janela com vista para o playground da escola, onde as crianças brincavam livremente sem parar.

Todas as anotações possuíam a mesma linha, que as crianças brincavam sem parar, mudando a todo instante de brinquedos, pulando de um lado para o outro, correndo, trocando de turmas, amigos e de lugares, sem ficar muito tempo quietas em um mesmo lugar.

Em alguns momentos as crianças brigavam hora sozinhas, hora em turmas, mas sempre se movimentando com uma energia incontrolável.

No último relato, o liderado terminou dizendo que entende porque a sua esposa reclama tanto de juntar a bagunça que seu filho deixa pela casa toda e, portanto, imaginem se fossem 30 crianças!

Para surpresa de todos, aquele líder disse:

“Eu tenho 30 crianças nesta sala, que no último semestre gastaram muita energia e fizeram pouca coisa, não entregando tudo o que prometeram.”

Vou explicar:

Faltou foco, como um passageiro que possuía mala, dinheiro, estava no aeroporto e não sabia para onde estava indo. Ele perde tanto tempo escolhendo possíveis destinos que desperdiça o tempo que poderia ter ido.

A maioria das pessoas concentra suas energias naquilo que não pode ter ou fazer ao invés de focar naquilo que podem fazer hoje e agora.

E conosco não é diferente. Lamentamos pela falta das tecnologias que não tínhamos, da linha que não lançamos, dos clientes que não conquistamos, ao invés de valorizar e potencializar aquilo que já estavam em nossas mãos e principalmente em nosso controle. Poderíamos ter agido mais, ou seja, focado nas cartas que estavam em nossas mãos e não sofrer por aquelas que estavam no monte a serem compradas.

Sei que o foco não vem de uma hora para a outra e é preciso disciplina e praticamente um processo de construção para que ele se torne algo sólido.

Sem foco, você poderá sentir-se esgotado sem sequer ter feito ou realizado algo.

Mas está mais do que claro o que ele pode fazer por nós e por isso crianças, essa 31ª criança vos pede ajuda para colocar esse playground em ordem e trazer o melhor que nós temos hoje, que é serenidade e maturidade de um adulto com aquilo que acabamos de aprender olhando pela janela, observando a energia de uma criança.

Minha ideia é a seguinte:

Vamos pensar em 3 passos e juntos brincar de construir o melhor semestre de nossas vidas:

1º – Vamos rever em nossa equipe o que é movimento e o que é direção, lembrando que movimento é como fazer o caminho mais longo até seu trabalho e direção é ir pelo caminho mais curto. Quais de nossas ações que estão em movimento hoje podemos dar direcionamento?

“Você remove grande parte dos obstáculos ao sucesso quando sabe a diferença entre movimento e direção.” (Bill Coperland)

2º – Para construir uma casa, não adianta o pintor, o pedreiro, o gesseiro ou até o encanador estarem um ao lado do outro brigando para ver quem começará a trabalhar primeiro. Se todos começarem juntos, será um fiasco e a casa não sairá do projeto, portanto, é preciso definir uma ordem de quem será o primeiro, o segundo, o terceiro e em nossa equipe, quais serão os passos e as pessoas envolvidas em cada processo e projeto?

3º – Quando você pensa em comprar um carro, algo engraçado acontece, você passa a notar o mesmo modelo que o seu nas ruas com maior freqüência e o mesmo acontece com mulheres grávidas que passam a notar umas as outras. Imagine isso em uma equipe com um objetivo comum? Eles passam a identificar no outro a mesma capacidade de ampliar o foco, trazendo novas ideias, produzindo ações, inovações e enxergando tudo a sua volta com o mesmo olhar.

“Não deixe que o ontem ocupe grande parte do hoje.” (Will Rogers)

Foque no que é mais importante para você hoje, construindo um enorme sucesso no AMANHÃ!

Faça cada ação valer a pena!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *