, , , ,

Você está perdendo o norte da sua CASA?

Você está perdendo o norte da sua CASA?

        Hoje em dia, mais comum do que podemos imaginar, existem Líderes Talentosos perdendo-se ou desviando-se de seus verdadeiros objetivos, de sua visão de futuro. Porém, existem sinais bem visíveis que, se não forem ignorados, poderiam evitar isso!

        – Quando rejeitam as críticas sinceras

Receber uma crítica sincera não significa concordar e baixar a cabeça, mas sim refletir sobre quais comportamentos esse líder teve para ser criticado dessa forma. Quando são criticados, muitas vezes dizem que são críticas isoladas, ou até perseguição de pessoas invejosas, tirando o foco do que realmente interessa.

        Quando cercam-se de defensores que só dizem o que querem ouvir

        Quem os contraria, automaticamente torna-se um alvo em potencial para futuro corte ou para a teoria da conspiração.

        – Quando as pessoas não os confrontam mais

Um dos maiores erros de um líder é subestimar a inteligência de seus liderados e achar que são menos capacitados do que são. As pessoas logo percebem como a banda toca e como o ambiente reage, e adaptam-se a ele. Passam a não confrontar seu líder pois sabem que ele não aceita ideias, muito menos críticas.
Com esse comportamento, não adianta cobrar dessa equipe elementos como comprometimento, engajamento, e assumir uma maior responsabilidade pelos resultados.
Lembre-se: as pessoas se comprometem com o mundo que ajudam a construir e tirar as pessoas desse processo é como colocar um navio sem leme ao mar.

        – Quando concentram-se na gratificação externa, ao invés da satisfação interior

Satisfação interior = Dinheiro no bolso + Status, comparado a outros executivos.
Um sábio em Liderança, Marco Fabossi, diz que “o Líder que não serve, não serve para ser líder”. Portanto, não é errado buscar as gratificações externas! Errado é buscar SÓ as gratificações externas!
Ninguém faz sucesso sozinho!

        – Quando são soberanos do Conhecimento

Perdem contato com a realidade, rejeitando a verdade de que precisam se desenvolver sempre com treinamentos e reciclagens. Assumem a posição de “soberanos do conhecimento”.
Reflita: o mundo muda, o mercado muda, sua empresa muda e, principalmente, você muda!

        – Quando atingem o topo, tornam-se paranoicos, acreditando que alguém sempre está tramando algo para derrubá-los

Eles acreditam que todos os que não concordam com eles, ou que conversam reservadamente pelos corredores, estão tramando algo contra eles. Ao surgir um problema, acabam considerando essas pessoas como bodes expiatórios, e procuram eliminá-las.

        – Por trás da bravura, existe insegurança
Batem na mesa ali, expõem o liderado aqui, na frente de todos, aumentam o tom de voz, dão as chamadas “carteiradas”, mostrando quem de fato manda no pedaço, demarcam o território. Por trás dessa bravura toda, existe a insegurança, ou ainda o medo.
Medo sim! De não terem mais o sucesso que julgam ter por direito, como faraós, ou de serem desmascarados de sua fragilidade como líderes. Já dizia um provérbio chinês: “Se você quer manter limpa a sua cidade, comece varrendo diante de sua casa”.
O “limpar a sua casa” é assumir suas fraquezas como líder, trabalhá-las e superá-las. Muitas vezes, não vai ser um processo fácil e muito menos indolor, muito pelo contrário. O processo de desenvolvimento e crescimento envolve ouvir o que você não quer ouvir para tornar-se quem você sempre soube que poderia ser.
Pode doer na hora, ou até durante algum tempo, mas lembre-se de que quem fala sinceramente com amor, se preocupa com você verdadeiramente, e na contramão disso, quem não fala, com certeza vai deixar você encontrar suas próprias respostas, que inicialmente podem parecer atalhos, mas que no final não levam aos melhores destinos.
Gratificações externas virão como consequência de um trabalho construído, somando a contribuição que você tenha para com a vida das pessoas.
Como Líder, não se esqueça de que você deixa uma marca em cada liderado. Antes de trazer mais pessoas para “dentro de sua casa”, prepare as que já estão lá.
Espero que as pessoas saiam “de sua casa” melhores do que quando entraram.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *