, , ,

O Verdadeiro Tesouro dentro do Baú!

O Verdadeiro Tesouro dentro do Baú!

No último dia 27 de abril, durante a entrega do troféu imprensa no SBT, Carlos Nascimento, um dos maiores âncoras dentro do jornalismo no Brasil, juntamente com seu Líder Silvio Santos, trouxeram 7 importantes lições sobre Liderança:

1.  As pessoas precisam se sentir importantes na equipe

Silvio destacou que ele não só é extremamente competente como muito querido pelos colegas e público que torcem para sua volta após sua luta contra o câncer.

A importância de um liderado é plenamente destacada nos momentos em que ele bate metas, mas se por um acaso você quer que seu liderado esteja de fato comprometido com seu time, esteja ao lado dele no momento de maior dificuldade.

Todas as pessoas merecem saber onde estão, como podem melhorar e que podem contar com seu Líder.

2.  As pessoas precisam estar bem para fazer o seu melhor

O contrato do jornalista venceu durante sua luta contra o câncer. Porém, para espanto de todos e do próprio Nascimento, 2 meses antes do vencimento, um dos funcionários de Silvio Santos foi ter com ele com um contrato novo, pedindo sua assinatura. Levou um recado direto de Silvio para que Nascimento se cuidasse, que levasse o tempo necessário para sua plena recuperação e que a emissora estava à sua espera.

3.  As pessoas devem focar no que podem fazer hoje

Trabalhe o Foco de seu liderado, mostrando que o que ele pode fazer no momento é diferente do que ele pode fazer em uma vida completa. Focar no que pode ser feito hoje garante que o primeiro passo seja dado, assim como uma casa tem uma ordem correta no caminho de sua construção. Se o pintor, pedreiro, eletricista e encanador entrassem ao mesmo tempo para fazer seu trabalho, a casa não sairia do papel.

4.  Limpar as lentes da visão faz parte do crescimento

Algumas pessoas possuem em suas vidas episódios que as fazem refletir sobre o estágio em que está.

Nascimento destacou que a luta contra o câncer trouxe também uma visão melhor sobre suas atitudes e comportamentos, e o verdadeiro valor das pessoas ao seu redor.

Como estão suas lentes hoje? Tem algo que não está sendo visto ou valorizado como deveria?

5.  É um dever da empresa cuidar do funcionário

Para encurtar a conversa, se uma empresa vive de resultados, quem traz os resultados se não as pessoas? Silvio disse ao jornalista que é uma obrigação cuidar bem dos funcionários.

É mais do que comprovado que o ser humano não possui limites quando quer. Quem coloca limites naquilo que vai fazer, coloca automaticamente naquilo que pode fazer.

Valorizar as pessoas é garantir os resultados!

Silvio, em 1975, custeou todas as despesas médicas do idealizador da Praça da Alegria, Manoel da Nóbrega. Silvio disse a Carlos Alberto de Nóbrega que Manoel da Nóbrega era como seu pai em São Paulo, e aquilo que o dinheiro pudesse comprar naquele momento para ajudar seu pai a se restabelecer seria comprado. Infelizmente, Manoel faleceu 8 meses depois.

Onde está escrito que é obrigação da empresa? Se está escrito, porque nos espantamos ainda com atitudes como as de Silvio e outros Líderes?

Lembre-se de que todo líder deixa uma marca em sua equipe. Que tipo de marca você anda deixando por aí?

6.  O valor da gratidão é intangível

Carlos Alberto, em uma entrevista emocionada, disse que não saiu do SBT para ganhar mais ou para ter mais sucesso devido a ter sempre a consciência tranquila de que estava no lugar certo, tendo como Líder a pessoa certa.

Silvio Santos, por outro lado, disse por telefone a Carlos Alberto que, mesmo morando em São Paulo e Carlos no Rio de Janeiro, fisicamente distantes, seu Pai Manoel da Nóbrega e tudo o que ele representou na vida de Silvio estariam sempre com ele.

Quais são os episódios de gratidão e quem são os mentores merecedores desse nobre sentimento hoje em sua vida?

7.  As pessoas precisam “sair da cama”

Silvio em sua última frase disse:

– “Espero que você volte logo para passar as festas de final de ano com a família SBT. Não fique na cama de pijama porque na cama não acontece nada!”

Desafie-se, saia da inércia, abra seu baú e veja que você tem muito mais ali de dentro do que a esperar daqui de fora.

Sucesso!

2 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *